A Técnica do Arco Voltaico Craniochacral e a Paracirurgia
O que é o arco voltaico craniochacral?
A paratecnologia do arco voltaico craniochacral consiste na energização vigorosa da região encefálica da pessoa por meio da instalação de corrente bioenergética na cabeça, utilizando os palmochacras do assistente no frontochacra e nucalchacra do assistido.
O arco voltaico é um dos legados deixados por Waldo Vieira (1932-2015) à comunidade conscienciológica e para os interessados na qualificação das energias e melhoria do planeta Terra.
Principal objetivo do arco voltaico craniochacral
O principal objetivo da aplicação desta técnica é realizar o desbloqueio energético cortical e o desassédio, que muitas vezes pode ocorrer de maneira mediata, necessitando de várias sessões de arco voltaico, ou imediata, reestabelecendo a homeostase holossomática da pessoa de modo instantâneo com possibilidade de diagnóstico ágil e preciso.
O arco voltaico craniochacral ajuda a pessoa a pensar melhor, o que predispõe à capacidade de observar as coisas com maior lucidez.
Devido à precisão, efeito instantâneo e aprofundamento energético ectoplásmico, o arco voltaico pode atuar ao modo de um dispositivo propulsor de ocorrência da paracirurgia.
Mas, será que todo arco voltaico craniochacral é paracirúrgico?
Arco voltaico craniochacral paracirúrgico
Conforme a obra “Ectoplasma” dos autores Hernande Leite e Ivelise Vincenzi, a paracirurgia é a técnica assistencial de caráter terapêutico, exercida pela consciência interessada em assistir, utilizando o ectoplasma liberado de seu energossoma, para promover desbloqueios energéticos profundos na consciência assistida, seja ela conscin ou consciex, levando ao alívio dos sintomas ou mesmo à cura de doenças orgânicas e/ou emocionais.
De acordo com as pesquisas de Simone Zanella, tal definição sugere a mesma terapêutica na prática do arco voltaico craniochacral ocasionando desbloqueios mais superficiais ou enraizados. Porém, mesmo aplicando um arco voltaico potente, torna-se importante o esclarecimento de que nem todo arco voltaico promove uma paracirurgia. Ele pode ter gradações das mais simples às mais complexas facilitando intervenções pontuais devido à maleabilidade ectoplásmica controlada.
Fenômenos paraterapêuticos paracirúrgicos do arco voltaico
A energia imanente (EI) quando transformada em energia consciencial (EC), utilizada ou transmitida pela consciência como revitalizante, é capaz de explicar em detalhes os 4 fenômenos paraterapêuticos paracirúrgicos a seguir, através do arco voltaico:
-
Paraanestesia. A minimização do desconforto holossomático do assistido facilitando a intervenção dos paracirurgiões durante o experimento.
-
Paraassepsia. A limpeza do holopensene e do parambiente onde ocorre o experimento.
-
Paracicatrização. A cicatrização de paraferidas ou anormalidades holossomáticas durante ou após o(s) experimento(s).
-
Para-hemostasia. A interrupção do fluxo energético anormal no energossoma do assistido durante o experimento.
Portanto, conforme Zanella, o arco voltaico paracirúrgico é a técnica de transmissão e assimilação intensa de energia consciencial (EC) aplicada pela conscin, homem ou mulher, por meio das mãos (palmochacras) do assistente diretamente no frontochacra e nucalchacra do assistido, em que ocorre a intervenção energética intensa promovida por amparadores técnicos aplicada a consciências intra ou extrafísicas, com a finalidade de promover desbloqueios energéticos profundos.
Quando a pessoa recebe o arco voltaico craniochacral e ocorre a intervenção paracirúrgica dos amparadores, é possível acarretar correções sinápticas e parassinápticas capazes de alterar o microuniverso intraconsciencial imediatamente, resultando na paraorganização paracerebral propiciando o desbloqueio em camadas conforme o estofo apresentado por ela.

Pode ocorrer a remissão de doenças através da aplicação do arco voltaico craniochacral?
A remissão de minidoenças pode acontecer durante o recebimento do arco voltaico, entretanto, a autorremissão avançada pode ser um exemplo factual da autorregeneração possibilitada pelo recebimento do arco voltaico craniochacral, em casos específicos, com doação intensa de ectoplasmia ou neuroectoplasmia, porém sendo condição rara, e apenas com a supervisão técnica dos paracirurgiões extrafísicos.
É possível fazer um movimento sofisticado de autorrenovação da consciência através do recebimento de vários arcos voltaicos paracirúrgicos. Daí a importância de a pessoa reconhecer os próprios hábitos nocivos, renunciando às condutas obsoletas, ultrapassadas, aplicando o autabsolutismo cosmoético, intentando a qualificação da sua paragenética.
Arco voltaico impactando na Genética e Paragenética
Ao experienciar o arco voltaico craniochacral permite-se o acesso à memória integral da consciência (holomemória), influenciando no temperamento, predisposições, talentos, desafios e padrões conscienciais. Através de paracirurgia com arco voltaico é possível desativar genes herdados de pais biológicos repercutindo diretamente nos diversos veículos de manifestação da consciência, é a influência da Paragenética sobre a Genética, o que expressa derrogação de leis para a ciência convencional.
Manuseio consciente do arco voltaico craniochacral
O manuseio consciente do arco voltaico craniochacral pode favorecer procedimentos paracirúrgicos promotores de reciclagens intraconscienciais (recins) ao trazer à tona conteúdos paragenéticos que precisam ser compreendidos e superados pela pessoa.
A paragenética determina a maioria das sinapses e uma das principais maneiras de alterá-las é pela própria melhora da qualidade do padrão pensênico, utilizando-se das experimentações de vários acoplamentos energéticos, ou seja, aplicando e recebendo muitos arcos voltaicos de maneira seriada ou não.
A paracirurgia realizada através do arco voltaico perdura os efeitos para a vida toda?
É concernente pensar no regressismo existencial, o qual, a depender da falta de sustentação da reciclagem intraconsciencial da pessoa, pode haver regressão da ocorrência paracirúrgica, ou seja, o arco voltaico paracirúrgico pode eliminar instantaneamente o bloqueio e esta, devido à manutenção dos maus hábitos, provocar a reincidência da parapatologia.
O fato é que nem sempre o arco voltaico ou outras técnicas conscienciológicas serão efetivas ad aeternum, pois, dependem de o assistido querer e sustentar a própria mudança holopensênica que resulta diretamente na fixação parassináptica capaz de mexer no paracérebro e transformar-se em ganhos evolutivos para o resto da vida modificando a paragenética, ou seja, alterando o conjunto de traços, tendências e conteúdo que a consciência carrega de uma vida para outra.
Arco voltaico craniochacral paracirúrgico e desassédio
A ocorrência de descablagem proporcionando o desassédio pode sinalizar a realização de uma assistência pontual à determinada consciência, retirando a consciex da psicosfera dela sendo encaminhada para tenepes ou ofiex, conforme direcionamento dos amparadores extrafísicos.
Porém, pode ocorrer de o arco voltaico atuar apenas numa camada mais simples realizando a paraassepsia, gerando a eliminação instantânea dos bloqueios encefálicos superficiais em uma única sessão, ocorrendo a limpeza das energias gravitantes menos densas, sem, necessariamente a presença e atuação de consciexes amparadoras. E num segundo momento, o arco voltaico craniochacral pode operar no afastamento de consciências assediadoras para, posteriormente, os amparadores extrafísicos de função entrarem em cena dependendo da necessidade de ocorrência paracirúrgica.
Conclusão
A questão agora é a consciência candidata a tornar-se paracirurgiã identificar na intrafisicalidade as possibilidades evolutivas capazes de proporcionar tal investimento das consciências benfazejas avançando no contexto da Paracirurgiologia, exercitando, dentre a imensa gama de conhecimento proposto pela ciência conscienciológica, as centenas de técnicas capazes de, em tese, contribuir para o desenvolvimento do paracirurgião até conquistar a condição de paracirurgião mentalsomático. Mesmo que para isso possa levar várias vidas. Por enquanto, contar com os amparadores extrafísicos especialistas na paracirurgia, utilizando-se da prática do arco voltaico craniochacral ou investindo nas técnicas conscienciológicas, disponibilizando-se para o trabalho interassistencial com tecnicidade e aproveitamento, compõe os primeiros passos.
A predisposição íntima à interassistência através do arco voltaico craniochacral paracirúrgico acompanhado da autorresponsabilidade vivencial e autesforços conscientes pode resultar na recomposição grupocármica liberando ou fortalecendo laços firmados entre as consciências durante muitas vidas.
Curiosidade: marco do primeiro arco voltaico aplicado ao vivo por Waldo Vieira
O marco do primeiro arco voltaico craniochacral ao vivo ocorreu apenas no dia 09 de fevereiro de 2009, no Tertuliarium, em Foz do Iguaçu-PR, durante o debate da tertúlia 1108, intitulada “Somatório de esforços”, no Campus do Ceaec, realizado pelo médico e propositor da ciência Conscienciologia, Waldo Vieira. Ele cita em várias tertúlias conscienciológicas que aplicava a técnica do arco voltaico craniochacral desde menino, aos 3 anos de idade, além de reafirmar que o arco voltaico era utilizado desde o Curso Intermissivo (CI).
Clique aqui para acessar a Tertúlia 1108 : Somatório de esforços

Autora: Simone Zanella é formada em Ciências da Computação, especialista em Administração e Finanças; pós-graduada em Neurociência Comportamental. Autora do livro Conscienciosidade Financeira e Propósito de Vida. Tenepessista desde 2015 e professora de Conscienciologia desde 2016. Voluntaria atualmente na Instituição Conscienciocêntrica Extracons, residindo em Foz do Iguaçu-PR.
Assista vídeos complementares:
Bibliografia:
1. Almeida, Marco; Haymann, Maximiliano; & Remedios, Juliana; Orgs.; Dicionário de Consciencioterapeuticologia com Termos Multilíngues Equivalentes; revisores Equipe de Revisores da OIC; neologistas multilíngues: Equipe de Idiomas da OIC; 1.412 p.; glos. 400 termos (verbetes); 400 termos em alemão; 400 teremos em espanhol; 400 termos em francês; 400 termos em inglês; 4 apênds. (1 apênd. BEE da Consciencioterapeuticologia: 575 refs.); 845 enus.; 50 especialidades; 54 microbiografias; 3 quadros sinópticos; 1 tab.; 45 verbetógrafos; 161 filmes; 111 webgrafias; 1100 refs.; 9 índices; alf 27,9 x 21,6 x 6,4 cm; enc.; Associação Internacional Editares; & Organização Interenacional de Consciencioterapia (OIC); Foz do Iguaçu, PR; 2022; ISBN 978-65-86544-80-0; página 1047.
2. Leite, Hernande; & Vicenzi, Ivelise; Orgs.; Ectoplasma: Panorama Contemporâneo das Pesquisas em Ectoplasmia; revisora Ivelise Vicenzi; Rosemary Salles; 208 p.; 7 caps.; 60 enus.; 4 fotos; glos. 70 termos; 2 gráfs.; 4 ilus.; 1 website; 135 notas; 82 refs.; 77 bibl. compl.; alf.; geo.; ono.; 16 x 22 cm; br.; Espaço Acadêmico; Foz do Iguaçu, PR; 2019; páginas 87 a 115.
3. Zanella, Eduardo & Zanella, Simone; Paratecnologia do Arco Voltaico Craniochacral em Série no Contexto Evolutivo do Proexista Ectoplasta; Artigo; Conscientia; Edição especial; Vol. 27; N. 2; I Fórum Internacional de Ectoplasmia e Paracirurgia; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Abril-Junho, 2023, P. 137 a 149.
Webgrafia:
-
Vieira, Waldo; Arco Voltaico Craniochacral; Verbete; In: Vieira, Waldo; Org; Enciclopédia da Conscienciologia; 9ª Ed.; Associação Internacional de Enciclopediologia Conscienciológica; Foz do Iguaçu, PR; 2018, P. 1627; disponível em <http//tertuliaconscienciologia.org>; acesso em 14.08.2021.
-
Zanella, Simone; Arco Voltaico Craniochacral em Série; Verbete; Digital; Enciclopédia da Conscienciologia; Foz do Iguaçu, PR; 2024; disponível em <http//tertuliaconscienciologia.org>; acesso em 13.01.2024.
-
Zanella, Simone; Efeito do Arco Voltaico Craniochacral; Verbete; Digital; Enciclopédia da Conscienciologia; Foz do Iguaçu, PR; 2025; disponível em <http//tertuliaconscienciologia.org>; acesso em 20.07.2025.
-
Zanella, Simone; Interação Arco Voltaico Craniochacral-Ectoplasmia; Verbete; Digital; Enciclopédia da Conscienciologia; Foz do Iguaçu, PR; 2024; disponível em <http//tertuliaconscienciologia.org>; acesso em 27.07.2024.
-
Zanella, Simone; Intervenção Energossomática Interassistencial; Verbete; Digital; Enciclopédia da Conscienciologia; Foz do Iguaçu, PR; 2025; disponível em <http//tertuliaconscienciologia.org>; acesso em 16.09.2025.
