Saúde Energética: O que é ? Como desenvolver ?

Entenda o que é saúde energética, sua relação com o energossoma e os canais de energia, e como desenvolver seu equilíbrio holossomático.

O que é Saúde Energética?

A saúde energética refere-se ao equilíbrio das energias conscienciais que compõem o energossoma, o corpo energético da consciência. Essa estrutura serve como interface entre o corpo físico (soma) e os veículos emocionais e mentais (psicossoma e mentalsoma), sendo fundamental para a manutenção do bem-estar holossomático.

saúde energética imagem representativa

As Origens Milenares do Conhecimento Energético

Há mais de 5.000 anos os canais energéticos foram descritos pelos Indianos e Chineses, povos milenares que viviam de forma muito próxima à natureza e desenvolveram suas filosofias de vida através dessa observação do ser humano, como parte simbiótica da Natureza e do próprio Cosmos.

Praticando exercícios como o Yoga e o Qigong, foram percebendo esta energia vital que está em movimento em nosso corpo e dá vida ao cosmos. Os chineses chamam de Qi e os Indianos chamam de Prana, essa energia vital que anima tudo o que está vivo, dessa forma foram grafando suas experiências, que compõem o corpus de conhecimento que originou ciências como Matemática, Física, Astrologia, Filosofia, Artes e Medicina.

As Medicinas tradicionais Ayurvédica e Chinesa são descritas com base na análise e tratamento do Sistema Energético, que faz a interface entre a saúde espiritual ou consciencial, emocional e física, um sistema que ainda não é ensinado nas escolas de saúde formais no ocidente, mas que vem despertando interesse de muitos profissionais que buscam construir a ponte entre os conhecimentos ancestrais e contemporâneos.

O Energossoma e os Chacras

O energossoma faz interface entre o corpo físico e o corpo emocional+mental (holossoma), tem estruturas materiais que estão no corpo físico (soma) e estruturas imateriais que não são visíveis, mas podem ser sentidas pela porção imaterial que está em nosso biocampo energético ou psicosfera, percepções codificadas por órgãos imateriais que são os chácras.

homem-pontos-chakra-estao-alinhados
Figura ilustrativa chacras alinhados

Descobertas Científicas: Interstício celular e Saúde Integrativa

Estudos recentes corroboram com os conceitos das Medicinas tradicionais sobre os canais energéticos, como por exemplo a pesquisa de patologistas da Universidade de Nova York e publicada na Scientific Reports em 2018, que anuncia a descoberta de um dos maiores órgãos do corpo humano e que reúne em torno de 20% do líquido corpóreo, o Interstício celular.

Este espaço formado por feixes de colágeno entre as células, repleto de líquidos substratos do metabolismo orgânico, juntamente com os hormônios que recebem influência das percepções emocionais, modula a comunicação celular. Funciona como um rio em movimento dentro do corpo e os bloqueios causados pela alteração desse fluxo e a qualidade desse líquido, desencadeiam os problemas que chamamos de doenças. Segundo o pesquisador brasileiro Ismael Pinheiro, autor do livro intitulado: O Interstício Celular “ muitas doenças conhecidas hoje, no futuro serão reconhecidas como doenças do Interstício celular. ”

Foi buscando entender a anatomofisiologia dessa estrutura que médicos contemporâneos foram instigados a estudar os conceitos de energia das Medicinas tradicionais. Viram cientificidade nos conceitos sobre os canais energéticos e as energia material Yin e imaterial Yang, admitindo a importância deles, foram incluindo tratamentos das Medicinas Tradicionais na Medicina contemporânea, surgindo assim os tratamentos de saúde integrativos.

Esta abordagem integrativa inclui o próprio indivíduo no processo, um convite para o autoconhecimento e autonomia, através de comportamentos mais conscientes em busca do equilíbrio.

Todos sabemos da importância de uma alimentação saudável, da atividade física, do equilíbrio entre trabalho e descanso, o que falta para a população na sua grande maioria, são atitudes coerentes com as teorias o que chamamos de Teatica e principalmente, propósitos cosmoéticos de vida. Intenções éticas em nossas escolhas cada vez menos egóicas que nos induzem à coerência, desde a escolha do que se coloca no prato, até que tipo de projetos se disponibiliza energia para fazer acontecer no mundo, vendo o cosmos, como nossa casa e todos nós, os seres vivos, como parte importante desse ecossistema.

Praticando o Estado vibracional (EV), eu movimento conscientemente essas energias em meu holossoma e aprendo a dominar este processo mantendo um fluxo saudável, podendo até desenvolver técnicas assistenciais com as energias.

Evolução, Autocura e Interassistência

Estamos vivenciando os desafios da evolução numa experiência energética material e imaterial, ou seja, multidimensional, cabe a nós escolher passar pela experiência como pacientes ou como estudantes em busca de aprendizados. O abertismo para novas ideias ajuda a entender capacidades ainda inutilizadas pela grande massa, capacidades essas, que motivam nossa busca por autoconhecimento e nos leva ao entendimento da interassistência, onde eu percorro um caminho de autocura e ajudo as consciências intrafísicas e extrafísicas encontrarem seus próprios caminhos, com resultados grupais pró-evolutivos.

Autora: 

Ana Paula Prado

Ana é formada em Enfermagem, pós-graduada em Acupuntura Tradicional Chinesa e recebeu formação em Qi Gong – linhagem Xiantianwujimen e Ozonioterapia. Ela é voluntária na Instituição Conscienciocêntrica ECTOLAB desde 2015 e professora de Conscienciologia desde 2016.

Assista o vídeo complementar: