O QUE É ECTOPLASMA?
“O ectoplasma é o exsudato energético, semimaterial, de características viscosa, leitosa, quase transparente, retrátil, contendo propriedades químicas similares aos componentes intracelulares orgânicos, mais facilmente perceptível quando emanado do soma do parapsíquico ectoplasta, durante os transes mediúnicos de efeitos físicos, promotores dos fenômenos de materializações” (LEITE, 2014).
O termo ectoplasma foi cunhado pelo médico francês, fisiologista e pesquisador, Charles Robert Richet (1850-1935). O prefixo ecto vem do idioma Grego, ektós, “de fora; por fora”. Surgiu no Século XIX. O vocábulo plasma deriva também do idioma Grego, plasma, “modelar; envolver”. Apareceu na Linguagem Científica no Século XIX.
No tocante às características do ectoplasma destaca-se a sua “essência plástica, física e extrafísica, de fácil decomposição e que se apresenta com formas instáveis, ora como tênues vapores, bastões, espirais, fios, cordas, teias, raios rígidos ou semirrígidos, movendo-se sinuosamente como répteis, ora como se fosse um ser vivo, inteligente, vibrando, espichando ou encolhendo” (VIEIRA, 1999, p. 171).
Objetivando a eficiência didática ou clareza conceitual, foram empregados, stricto sensu, as definições referentes a quatro termos relacionados ao tema ectoplasma, listadas a seguir em ordem funcional:
1. Ectoplasma: a substância semimaterial ou semifísica exteriori-zada a partir da consciência intrafísica (conscin) ectoplasta.
2. Ectoplasta: a consciência intrafísica fonte da qual emana o ectoplasma.
3. Ectoplasmia: o fenômeno de exteriorização ou saída do ectoplasma principalmente através dos orifícios do corpo da conscin ectoplasta.
4. Ectoplastia: a organização do ectoplasma exteriorizado adquirindo forma.
Eis 15 peculiaridades do ectoplasma, descritas abaixo em ordem alfabética (VIEIRA, 1999, p. 278 a 281):
01. Combinações: possui combinações paraquímicas com minerais externos ao corpo humano, plantas e tecidos dos trajes do sensitivo ou da sensitiva ectoplasta.
02. Composição: apresenta células epiteliais, leucócitos, glóbulos de gordura, muco, características de matéria albuminoide e presença de grupos de núcleos.
03. Cor: se mostra em diferentes cores, tais como cinza, amarelo, branco, verde-oliva e preto.
04. Elasticidade: pode alcançar algumas dezenas de metros de extensão.
05. Estados: passa por diversos estados, tais como flocoso, difuso, gasoso, leitoso, líquido, semi-sólido e sólido.
06. Forma: assume forma de vapores, bastões, espirais, fio ou fios, cordas ou cordões, teias, raios rígidos ou semirrígidos.
07. Movimento: apresenta a propriedade de vibrar, espichar e encolher.
08. Odor: pode exalar odor semelhante ao cheiro do ozônio.
09. Partículas: há reabsorção de partículas estranhas quando retorna ao emissor.
10. Reabsorção: é reabsorvido pelo emissor do mesmo modo como ocorreu a exteriorização.
11. Saídas: flui, a rigor, pelos poros e orifícios do corpo e com maior facilidade através da boca, das narinas e dos ouvidos.
12. Sensibilidade: apresenta movimento de retração quando em contato com a luminosidade, indicando sensibilidade à luz.
13. Tato: pode apresentar-se em relação ao tato frio, gelatinoso, grudento, úmido, untuoso e viscoso, às vezes, repulsivo. Lembra o toque em teia de aranha.
14. Versatilidade: é extremamente versátil, podendo apresentar-se em estado líquido, sólido, seco e duro, materializando as formas de pessoas, animais e objetos.
15. Visibilidade: passa por estados de visibilidade e de invisibilidade.
A rigor, faltam estudos científicos mais profundos para assegurar as características físico-químicas componentes do ectoplasma. Destacam-se, entretanto, estas cinco hipóteses, dispostas a seguir, em ordem alfabética:
1. Hipotalâmica. Alguns autores sugerem que a produção de ectoplasma está diretamente relacionada ao hipotálamo em virtude de ocorrer, em geral, a redução da temperatura corpórea da conscin ectoplasta e consequente contrações musculares (tiricação), na tentativa de reaquecer o corpo durante o processo da ectoplasmia, que possibilita acionar os sistemas termorreguladores orgânicos.
2. Mitocondrial. A mitocôndria, espécie de usina energética celular, é considerada a responsável pela produção de ectoplasma. Esta hipótese é suscitada pela descrição de componentes intracelulares presentes nas amostras de ectoplasma colhidas e analisadas em laboratórios.
3. Parassimpática. A ativação parassimpática nos estados alterados de consciência favorece a descoincidência dos veículos de manifestação consciencial e consequente liberação de energia provinda do energossoma. A predominância sintomatológica nos ectoplastas, pressupõe a participação do sistema nervoso parassimpático (SNP), um dos ramos do sistema nervoso autônomo (SNA), na gênese da ectoplasmia.
4. Química. A hipótese química sugere ser o ectoplasma parte da energia decorrente das ligações atômicas das moléculas dos alimentos ingeridos pela conscin ectoplasta e liberadas pela ativação muscular.
5. Transmutativa. Hipótese espiritualista que defende a tese de o ectoplasma não ser produto orgânico interno exteriorizado e sim resultado da transmutação da energia cósmica, absorvida da Natureza através da respiração, transformada em energia densa e exteriorizada na forma de vapor. Os estudos realizados pela Associação Internacional de Ectoplasmia e Paracirurgia (ECTOLAB), envolvendo a mobilização básica das energias com instalação do estado vibracional e sua influência na condutância energética em pontos acupunturais, ratificam que o ectoplasma é influenciado diretamente pela vontade humana, aumentando a passagem da corrente energética e interferindo no interstício tecidual orgânico, reforçando assim, a hipótese da existência de um sistema energético.
Sintomas. No âmbito da Sintomatologia, eis 50 ocorrências produzidas pela ação do ectoplasma, descritos em ordem alfabética:
01. Agitação psicomotriz.
02. Arrepios.
03. Artralgias.
04. Balonamento.
05. Bocejo.
06. Bolo na garganta.
07. Coceira na garganta.
08. Contração da galea aponeurótica.
09. Contrações abdominais.
10. Dilatação da narina.
11. Dispneia.
12. Distensão abdominal.
13. Engasgo.
14. Eriçamento dos pelos.
15. Eritema.
16. Eructação.
17. EV espontâneo.
18. Excitação sexual.
19. Fome.
20. Frio.
21. Hipersalivação.
22. Incremento da diurese.
23. Interferência em aparelhos elétricos.
24. Lacrimejamento.
25. Lassidão.
26. Mioclonias.
27. Náuseas.
28. Olorização.
29. Palpitações.
30. Peristalse.
31. Pigarro.
32. Pirose.
33. Pressão no palato.
34. Prurido.
35. Saliva grossa.
36. Sensação de aumento do peso corpóreo.
37. Sensação de corrimento nasal.
38. Sensação de gosma na garganta.
39. Sensação de tocar em teia de aranha.
40. Sibilos respiratórios.
41. Sonolência.
42. Sudorese fria.
43. Tamponamento auditivo.
44. Tensão nas panturrilhas.
45. Tiritação.
46. Tonturas.
47. Tosse seca.
48. Tremores palpebrais.
49. Visão embassada.
50. Zumbidos.
Legenda:
Mitocôndria: Organela citoplasmática membranosa, com forma variável, cuja principal função é a geração de energia através da síntese do trifosfato de adenosina (ATP).
Hipotálamo: É o principal centro integrador das atividades dos órgãos âmbito responsável pela homeostase corporal. Faz ligação entre o sistema nervoso c o sistema endócrino.
Transe mediúnico: É a manifestação temporária ou continuada de uma consciência extrafisica (consciex) que se utiliza do corpo físico de um parapsíquico, podendo ser parcial ou total. O parapsíquico pode se manter lúcido ou inconsciente durante o transe.
Estado Vibracional: Mobilização da energia consciencial: ação da vontade pela qual a consciência intrafísica patrocina a circulação de energias conscienciais dentro e fora do seu corpo humano, redirigindo e normalizando os seus fluxos” (VIEIRA, 1999, pg. 584); sendo o estado o estado vibracional a dinamização máxima das energias conscienciais.
Para aprofundar nos conceitos de ectoplasma, ectoplasta, ectoplasmia e ecptoplastia é sugerido pela Ectolab:
Livro: ECTOPLASMA: PANORAMA CONTEMPORÂNEO DAS PESQUISAS SOBRE ECTOPLASMIA
Curso: CURSO ECTOPLASMIA INTERASSISTENCIAL
Dinâmica Interassistencial da Paracirurgia: O que é Paracirurgia?
Outros Cursos e Eventos: Loja Ectolab
Material Complementar:
Quer saber se você é Ectoplasta (Perfil de pessoa que possuí facilidade na liberação/doação de ectoplasma)?